Segurança

Secretaria de Segurança e Trânsito divulga levantamento das ações em 2022

Secretaria de Segurança e Trânsito divulga levantamento das ações em 2022

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, divulgou o levantamento de 2022 das ações da Guarda Municipal.

Em destaque as estatísticas dos registros de atendimentos, ocorrências e infrações de trânsito, registrados através das ações da GM.
Os atendimentos registrados a população foram 6.536, apoio ao público 274, perturbação do sossego 351, desinteligências 278, contabilizando 1 atendimento a cada 80 minutos, sendo 49% no período diurno e 51% noturno.

Ocorrências registradas: drogas apreendidas 53.923 kg, somando com R $ 7.345.00 em dinheiro ilícito das vendas, infratores presos 75, captura de procurados 03, lesões corporais 40, armas de fogo 05, veículos apreendidos 06.
Nos crimes contra a pessoa 2021/2022, ocorreram as diminuições de – 61% nos estupros, diminuição de – 50% estupros de vulneráveis, e o aumento de + 133% nos homicídios dolosos.

Conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o expressivo acrescentamento nos homicídios é um fenômeno histórico nacional de 2022, significativo na maioria das cidades brasileiras, envolvendo consequências geradas pela pandemia de Covid-19, impactando nas ocorrências de desentendimentos familiares, violência interpessoal, violência autoinfligida (praticada contra si mesmo), e brigas entre facções criminosas.

O aumento em Cosmópolis foi gerado pelas fatalidades envolvendo divergências familiares e autoinfligida, gerando o aumento nos homicídios dolosos.
Estatísticas de trânsito 2001/2022

Ocorreram as diminuições de – 42% nas infrações de deixar de usar o cinto de segurança, – 25% estacionar veículo na contramão de direção.

Houve os aumentos nas infrações de + 58% em estacionar veículos sobre passeio (calçada), + 08% dirigir veículo usando aparelho celular, e + 01% de estacionar em desacordo com a regulamentação de trânsito.

As multas mais cometidas pelos cosmopolenses em 2022 foram estacionar veículo na contramão da via, deixar de usar cinto de segurança, estacionar em local proibido, estacionar na calçada e dirigir veículo usando celular.

Premiação Estadual

Em dezembro de 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado (SDR) premiou Cosmópolis pelas ações de segurança contra a criminalidade, concorrendo entre 621 municípios paulistas, sendo 30 cidades premiadas.
Cosmópolis foi premiada no Programa Parcerias Municipais, desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo, classificada entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, selecionada pelas ações de segurança que promovam ambientes menos suscetíveis a roubos.

Oportunidade

O Centro Paula Souza, Polo Cosmópolis, está com inscrições abertas para o curso técnico gratuito em logística. As inscrições podem ser ...

Cultura livre

Aconteceu na noite do sábado (13), uma apresentação especial da ‘Banda Municipal de Cosmópolis’, o concerto intitulado ‘Danças ...

SAÚDE PARA TODOS!

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ...

Aperfeiçoamento

A Prefeitura de Cosmópolis iniciou na segunda-feira (01), as atualizações periódicas do curso de Bombeiro Civil e Segurança do Trabalho, ...

Concurso do Exército

Estão abertas as inscrições para o concurso Exército 2024. As oportunidades são para os quadros de Oficiais do Quadro Complementar, Quadro ...