SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE COSMÓPOLIS ANUNCIA NOVA REDUÇÃO NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE COSMÓPOLIS ANUNCIA NOVA REDUÇÃO NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE

Segundo números da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo(SSP/SP), a redução de roubo de veículos foi de 62% e o furto de veículos diminuiu 49,75%, em relação a 2016

Em 2019, com população estimada em 71 mil habitantes, Cosmópolis fechou o ano com números menores de roubos, furtos, homicídios e roubos e furtos de veículos do que em 2001, quando tinha população estimada em 45 mil pessoas – 27 mil moradores a menos que agora.

Para o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini, a tecnologia tem ajudado muito o trabalho: “Desde que assumimos, em 2017, optamos pelo uso da inteligência e da tecnologia. A utilização de Drone (Veículo Aéreo Não Tripulado) para investigações e monitoramentos reduziu o custo e aumentou a efetividade da Secretaria de Segurança. O Projeto Cidade Segura tem apresentado excelentes resultados. Instalamos dezenas de câmeras de monitoramento nas entradas e saídas da cidade e ainda estamos expandindo o uso dessas câmeras que podem identificar fugitivos, carros roubados ou furtados, sem contar a contratação, por meio de concurso público, de novos Guardas Municipais”, disse Cavagnini.

Ainda segundo Cavagnini, o resultado positivo revela o esforço do atual governo no combate à criminalidade em parceria com as forças policias civis e militares

Segundo dados da SSP/SP, em comparação com o ano 2016, a redução nos índices de homicídio foi de 20%; de roubo, 55,12%; furto, 26,07%; roubo de veículos, 62,04% e furto de veículos,  49,75%.

Projeto Cidade Segura

O município foi mapeado e dividido em 9 setores incluindo a área rural da cidade. Para cada setor foi criado um grupo em um aplicativo para celular com adesão voluntária dos moradores. A partir daí, semanalmente, o comando da Guarda Municipal (GM) visualiza as ocorrências de cada área e faz uma interação direta com os moradores da região com o objetivo de indicar ações que minimize a ação dos bandidos. Para o Comandante da GM de Cosmópolis, Neandro Mazilio, a participação da população é fundamental para a diminuição das ocorrências: “Queremos que a população de Cosmópolis também faça parte do corpo da Secretaria de Segurança Pública, de forma efetiva e participativa”, disse Mazílio.

Share this post