Sementes de Inclusão promove Feira Brotos de Agroecologia para mais de 120 estudantes em Cosmópolis

Sementes de Inclusão promove Feira Brotos de Agroecologia para mais de 120 estudantes em Cosmópolis

A EMEB Estudante Ximena Coelho Pereira recebeu, na última terça-feira (24), mais uma edição da Feira Brotos de Agroecologia, promovida pelo Projeto Sementes de Inclusão. A iniciativa reuniu cerca de 120 estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma manhã de atividades voltadas à educação ambiental, segurança alimentar e sustentabilidade.

A ação foi realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação de Cosmópolis, fortalecendo o trabalho conjunto em prol da educação ambiental e da conscientização sobre práticas sustentáveis no município.

Durante a programação, os participantes foram divididos em grupos e passaram por quatro estações temáticas que proporcionaram experiências práticas e interativas sobre agroecologia, produção sustentável de alimentos, preservação ambiental e energias renováveis.

Entre as atividades, os estudantes participaram de vivências sensoriais para compreender as diferenças entre os sistemas agrícolas convencional e agroecológico, conheceram a importância da agricultura familiar por meio da degustação de alimentos preparados com ingredientes naturais, exploraram seus territórios em atividades de mapeamento e aprenderam sobre inovação e transição energética.

Realizado pelo Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA) e pelo Instituto iBiomas, com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Sementes de Inclusão busca fortalecer a educação ambiental, incentivar práticas sustentáveis e ampliar a participação comunitária.

Segundo o coordenador do projeto, Dimas Gonçalves, mais de mil estudantes já participaram das atividades da Feira Brotos de Agroecologia no primeiro semestre de 2026. Além das ações educativas, a equipe também realizou estudos e visitas técnicas para definir os locais que receberão as próximas iniciativas do projeto em Paulínia e Cosmópolis.

Para o segundo semestre, a expectativa é ampliar as atividades em Cosmópolis, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, levando a Feira Brotos de Agroecologia a novas escolas e contribuindo para o desenvolvimento socioambiental do município por meio de ações de educação, inclusão produtiva e sustentabilidade.

ATRIBUIÇÃO DE AULAS

A Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no uso de suas atribuições legais, comunica a data para atribuição de ...

Vacinação contra a Influenza

No último sábado, nossa equipe esteve nos pontos estratégicos do Bairro Uirapuru e Morada das Carolinas realizando a vacinação contra a ...