Turismo e SAMA encerram curso ‘Saúde no Campo’

Turismo e SAMA encerram curso ‘Saúde no Campo’

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com o Sindicato Rural de Campinas/SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou nos dias 09 e 10 de dezembro o curso Saúde no Campo-doenças infectocontagiosas.

A capacitação foi ministrada pelo instrutor do SENAR, Daniel Cecchi Vieira. O curso é voltado para os produtores, proprietários e trabalhadores rurais tendo o intuito preservar a saúde dos integrantes do agronegócio.

Pois, a Prefeitura se preocupa com a segurança das pessoas, em especial daqueles que diariamente colocam o alimento em nossa mesa.

A SAMA ainda ressalta ser importante repassar noções gerais das doenças infecciosas mais comuns no nosso meio e divulgar as melhores estratégias para evitá-las.

As doenças abordadas foram: Gripe (influenza), Aids, Hepatites Virais, Meningites, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Dengue, Chikungunya, Zika e Tuberculose Pulmonar.

As doenças citadas são transmitidas de pessoa a pessoa de diferentes maneiras, portanto é possível planejar medidas seguras de prevenção. Algumas são transmitidas por gotículas (gripe), outras por contato com sangue contaminado (hepatites virais B e C) e por fim aquelas adquiridas por via sexual (gonorreia, sífilis). A Aids pode ser transmitida tanto por via sexual como por contato com sangue contaminado. A tuberculose pulmonar é transmitida via aerógena (via respiratória). Por ter particularidades diversas, cada uma das doenças citadas exige estratégias diferentes de proteção.