Saúde

Vacinação contra a Poliomielite neste sábado (22)

Vacinação contra a Poliomielite neste sábado (22)

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar neste sábado (22), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. No dia, a Secretaria de Saúde também estará realizando a atualização da caderneta em menores de 15 anos, aplicação da vacina contra COVID-19, Meningite e Influenza (gripe).

A ação ocorrerá das 8h às 15h30 na UBS / PSF Beto Spana e UBS Fáveri. Para receber a imunização, é necessário levar a caderneta de vacinação.

Público alvo
O grupo-alvo para a Campanha Contra a Poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade. Deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a VIP.
Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3) e será somente atualizada a Caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado.
As crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP. Nesta situação, não é necessário respeitar o intervalo mínimo entre a dose de VOP administrada no período da campanha e a dose da rotina.
Na situação do comparecimento de crianças com esquema básico completo (D1, D2 e D3 de VIP), só será administrada a VOP se a criança completou esquema até o dia 07 de agosto de 2022.
Crianças de 3 a 4 anos com ou sem comorbidades podem tomar a vacina de COVID-19 e menores de 15 anos também podem atualizar a caderneta COVID-19. Já os adultos podem aproveitar para atualizar a caderneta com as vacinas contra influenza e COVID-19.

Multivacinação
A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Estadual de Vacinação.
Para receber a imunização, é importante levar a caderneta de vacinação.

Pontos de vacinação neste sábado (22), horário das 08h às 15h30.

UBS – Beto Spana: Av. da Saudade, 2734 – Jardim Beto Spana

UBS – De Fáveri: Av. Ester, 1.433, Jd. de Fáveri

Horários especiais nos jogos do Brasil

Devido aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol, a Prefeitura estabeleceu horários especiais para os dias da primeira fase ...