Saúde

XIII Conferência Municipal discute os rumos da saúde em Cosmópolis

XIII Conferência Municipal discute os rumos da saúde em Cosmópolis

Relatório final traz mais de 60 propostas e três moções elaboradas e aprovadas pelos participantes.

Realizada entre os dias 11 e 12 de abril com o tema “Saúde com Direitos e Deveres, na Busca da Consolidação e Financiamento do SUS”, a XIII Conferência Municipal de Saúde servirá como base para a condução do Planejamento e a elaboração do Plano Municipal da área, que deve ocorrer no mês de maio.

Todas as propostas que dizem respeito ao município serão encaminhadas para o executivo e legislativo municipais. As demais devem seguir para as conferências regional, estadual e nacional.

Na opinião do Secretário Municipal de Saúde, Silvio Luiz Baccarin, a conferência foi muito produtiva e contou com ampla participação popular: “O relatório final vai contribuir muito com a gestão, o planejamento e a promoção da saúde do nosso município”, avaliou.

Avaliar e propor melhorias no modelo de atenção à saúde da cidade, ressaltando a promoção, a educação e a prevenção em saúde e propor a reformulação do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018-2021 e servir como base para o Plano Municipal de Saúde de 2022-2025 foram os objetivos aprovados no regulamento da conferência.

Os debatedores foram divididos em três grupos distintos. Enquanto o primeiro grupo pensava nas propostas tendo como base a prevenção, a promoção, a atenção básica e a vigilância em saúde, um segundo grupo formulava sugestões para especialidades, urgência e emergência. Gestão, regulação dos serviços e o financiamento da saúde foram discutidos por um terceiro grupo.

“Precisamos preservar os avanços da nossa constituição cidadã de 1988 que permitiu, por exemplo, que todos os cidadãos e cidadãs pudessem participar ativamente da gestão da saúde do seu município”, avaliou o prefeito José Pivatto. “Aqui em Cosmópolis, estamos fazendo a nossa parte para melhorar ainda mais o atendimento. Os resultados e propostas da conferência são mais uma contribuição para o nosso planejamento”, finalizou.

Deixe um comentário

Prefeitura apoia o Pedal Outubro Rosa

No domingo, dia 31 de outubro, será realizado o Pedal Outubro Rosa a partir das 7h30. O evento, que tem alusão à campanha de ...