Saúde

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (10)

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (10)

Nesta segunda-feira (10), iniciou a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 10/04 a 31 de maio.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários.

A Secretária Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica reforçam que além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde, os sintomas podem ser confundidos com COVID-19, e o propósito da campanha é reduzir internações, complicações e óbitos na população alvo.

Quem pode ser vacinado? * Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuário, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativo, população privada de liberdade.

A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos elegíveis. Esquema vacinal: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em anos anteriores devem receber apenas uma dose em 2023.

Quem são os trabalhadores da saúde? Aqueles que estão em hospitais, clínicas, ambulatórios.

Quem são os profissionais da saúde? Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoas da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motorista de ambulância e outros, ou seja aqueles que trabalham nos serviços de saúde, incluem-se também aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como: cuidadores de idosos e doulas, parteiras e aos estudantes da área de saúde.

A influenza e a COVID-19 continuam sendo ameaças de saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, a Secretária Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Cosmópolis, recomenda-se aproveitar a oportunidade da Campanha de Vacinação Contra a Influenza para atualizar a situação vacinal para COVID-19 nos grupos elegíveis.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde com salas de vacinação, no horário das 08h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Nas UBS: Jardim de Fáveri, UBS/PSF Andorinhas, UBS/PSF Beto Spana, UBS/PSF Vila Cosmos, PSF Henrique Scursoni Neto, PSF Sidney Alves Aranha ‘Tide’

“Abre e fecha” – Feriado

O Paço Municipal, prédio da Prefeitura de Cosmópolis, ficará fechado nos dias 30 de maio, feriado de Corpus Christi, e dia 31 de maio, ...

Cosmópolis no BMX mineiro

Aconteceu no sábado (25) e domingo (26), a ‘2ª etapa do Campeonato Mineiro de BMX 2024’, sediado na cidade de Varginha (MG), com as ...

Jogos de Areia 2024

Fim de semana com muita emoção na primeira etapa dos ‘Jogos de Areia’ , realizado nos dias 17,18 e 19/05, disputados na nova quadra ...

Vacinação contra a dengue

Atenção pais, não esquecer de levar a documentação da criança, RG e cartão vacinal!