Agricultores e trabalhadores rurais recebem curso sobre coleta de sementes nativas

Agricultores e trabalhadores rurais recebem curso sobre coleta de sementes nativas

Contemplando as ações do ‘Junho Verde 2023’, a Prefeitura de Cosmópolis, por meio da SAMA- Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, realizou em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Campinas, o curso ‘Coleta de sementes de espécies florestais’.

O curso aconteceu nos dias 05, 06 e 07, ministrado para proprietários, produtores e trabalhadores rurais do município, efetivado na Chácara Talismã, propriedade rural do bairro Quilombo.

Foram contemplados no curso os seguintes conteúdos: legislação, biomas do Estado de São Paulo (cerrado e mata atlântica), morfologia, fisiologia, fenologia da planta; identificação de espécies arbóreas; composição do banco de matrizes; planejamento e coleta de frutos e sementes; beneficiamento de frutos e sementes; armazenamento das sementes.

O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR, Juan Pedro Pieroni, biólogo e especialista em Ciências Ambientais, entre outras graduações.

As aulas alertam da situação alarmante gerada pela destruição crescente e contínua da vegetação nativa, visando a implantação de culturas agropastoris, sem a manutenção das áreas APP (Área de Preservação Permanente) e de reserva legal.

O desmatamento resulta num posterior abandono do solo, deixando-o descoberto, sujeito ao empobrecimento e à erosão.

Felizmente, observamos que nas últimas décadas a conscientização enfocando a conservação dos bens naturais vem crescendo e é, cada vez maior, o número de entidades e pessoas trabalhando na preservação e recuperação de ambientes naturais.

 

Educação especial

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou do EXPOTEA 2024, Exposição Internacional sobre ...

Vacinação contra a raiva

Vacinação gratuita contra a raiva! Está na hora de retribuir toda a alegria que seu amigo traz pra sua vida. Proteja e vacine seus animais ...

Tistu: O Menino do Dedo Verde

O ‘Auditório 15 de Outubro’, sediado na Escola Educador Paulo Freire, recebeu na tarde do domingo (02), o espetáculo “Tistu: O ...