Saúde

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO EM COSMÓPOLIS

Mais de 4.100 pessoas já foram vacinadas contra a gripe

A Secretaria de Saúde Comunitária de Cosmópolis divulgou boletim nesta terça-feira, 30, para informar que 4.139 idosos e 468 profissionais de saúde já foram vacinados desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
Em razão da epidemia do Coronavírus, o município de Cosmópolis organizou equipes de Saúde, com apoio da Guarda Municipal e iniciativa privada para levar as vacinas até as casas dos idosos acima de 60 anos, público-alvo da primeira fase da campanha de vacinação.
“Pensando no cuidado com nossos idosos, a prefeitura municipal tem feito a sua parte para preservar vidas. Os idosos fazem parte do grupo mais afetado pelo Coronavírus, por isso o esforço para evitar que os idosos saiam para os Postos de vacinação correndo risco de se contaminar”, disse Valéria Almeida, Secretária Municipal de Saúde.
No sábado, 28, as equipes da saúde estiveram em áreas rurais da cidade. Os idosos dos bairros Uirapuru, Chácaras Itália e Morada do Sol (Itapavussu) também receberam suas doses de proteção contra o Influenza. Em alguns casos, foram vacinados dentro dos respectivos veículos.
As demais áreas rurais da cidade também receberão as equipes de saúde, conforme planejamento da Secretaria de Saúde.
A Campanha de vacinação tem sido feita sem muito percalços, segundo Valéria Almeida. Não houve parada duradoura por falta de vacinas. “O Departamento Regional de Saúde(DRS) de Campinas, órgão responsável pela distribuição das doses, está liberando as vacinas aos poucos, mas o impacto foi praticamente nulo, em Cosmópolis”, avaliou Valéria.
A Campanha contra a gripe começou no dia 23 e segue até 22 de maio com Dia Nacional de Mobilização marcado para o dia 09 de maio. A primeira fase de vacinação vai até o dia 15 de abril. Após essa data, será a vez de outros grupos de pessoas serem imunizadas.
Em Cosmópolis as salas de vacinas UBS Integrado, UBS/PSF Beto Spana, PSF Vila Cosmos, PSF Henrique scursoni, PSF Cosmópolis 1, UBS Faveri, UBS/ PSF Andorinhas e Centro de saúde II estão abertas das 7 às 16h, durante a semana.
Para ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas. Para o dia “D”, que acontece no dia 09 de maio, os locais de vacinação ainda serão definidos e divulgados em tempo.
A gripe influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.
A doença é transmitida através das secreções das vias respiratórias, da fala, tosse e do espirro. Também pode haver contágio pelas mãos, quando a pessoa toca superfícies recém-contaminadas e leva o agente infeccioso direto ao rosto.

e480706a-24de-4f9e-bd2d-d630472b6f2a

Deixe um comentário

Boletim Informativo 142

Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: @prefcosmopolis Facebook: ...

Entrega de escrituras

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Cosmópolis oficializou as entregas de 54 títulos de matrícula de escritura, beneficiando moradores ...

‘Dia da Síndrome de Down’

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), realizou nesta quinta-feira (21), os ...

Inscrições Creche 2024

A Secretaria Municipal de Educação abre na próxima quarta-feira (06), as inscrições para a creche (4 meses à 3 anos) para o ano letivo de ...

‘Dia D’ contra a Dengue

Cosmópolis, em ação conjunta com as cidades da Região Metropolitano Campinas (RMC), realizou no sábado (16), o ‘Dia D de Combate à ...

Esportes

Aconteceu no domingo (25), a ‘1° Etapa Regional da Copa Paulínia de BMX’, destacando diversos pilotos cosmopolenses nas classificações. ...