Saúde

Cosmópolis realiza seminário de mobilização sobre a infância

Cosmópolis realiza seminário de mobilização sobre a infância

Aconteceu na quarta-feira (07), o ‘Seminário de Mobilização do Plano Municipal pela Primeira Infância’ (PMPI), uma iniciativa da parceria entre AVANTE (Educação e Mobilização Social, realizadora do projeto Primeira Infância Cidadã – PIC) e Petrobras (Programa Petrobrás Socioambiental/ ‘Territórios da Primeira Infância’), realizado no auditório da ACICO (Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis).
O encontro marcou uma das etapas mais importantes para a priorização da primeira infância em Cosmópolis, dando início ao processo de elaboração do PMPI, que visa adequar e organizar os investimentos em políticas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos, com articulação de diferentes setores da administração municipal.

O evento também comemorou os 30 anos do ‘Projeto Boquinha’ – Programa de Prevenção e Educação em Saúde Bucal, criado em 1992 para melhorar os índices de saúde bucal infantil em Cosmópolis. O Programa é coordenado pela Secretaria de Saúde através do NUESA (Núcleo de Educação em Saúde) em parceria com a APS/AB.

O Seminário contou com a participação do Prefeito Junior Felisbino, autoridades locais ligadas aos poderes executivos e legislativo, secretários municipais, profissionais da saúde, educação e promoção social, representantes do Sistema de Garantia de Direito (SDG), CMDCA, Conselho Tutelar, lideranças comunitárias estratégicas e representantes da Avante.
A abertura do encontro contou com apresentações do Villa Musical, projeto da Secretaria de Educação, realizado pelas crianças das EMEB ‘Dona Jenny Rossi Rogge’ e ‘Prof. Maria Rossi Machado’, que em seguida dançaram e cantaram parabéns e o ‘Rock da Boquita’ para a personagem do programa.

Na sequência a AVANTE abordou sobre o diagnóstico da situação da Primeira Infância de Cosmópolis, que vem sendo elaborado desde 2021, quando o projeto teve seu início na cidade, a partir do levantamento de dados públicos, rodas de conversa com agentes municipais e informações fornecidas pelas secretarias municipais.
O diagnóstico traz também informações coletadas a partir da “escuta qualificada de crianças” de Cosmópolis, realizada este ano, com 37 participantes, com idade entre 4 e 11 anos, de diferentes bairros e que foi apresentada no Seminário.
Foi apresentado também o processo de construção e elaboração do PMPI, que oficialmente marcou seu início no Seminário, com as apresentações e posse dos membros da Comissão responsável por sua construção em Cosmópolis, conforme decreto municipal.
Além de Cosmópolis, o Seminário de Mobilização será realizado nos outros municípios participantes do Projeto Primeira Infância Cidadã, em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Boletim Informativo 145

Essa é a Prefeitura de Cosmópolis, a cidade universo! Acompanhe as novidades nas redes sociais: Instagram: @prefcosmopolis Facebook: ...

Treinamentos

A FOPE Brasil, Força Pré-militar Brasileira, realizou na quarta-feira (03), treinamentos com alunos da Rede Municipal de Ensino, ministrando ...

Esportes

Cosmópolis sediou na sexta-feira (05), a etapa regional de vôlei 50 +, reunindo diversos times da região na quadra poliesportiva do ...

FINAL COPA ARB DE BASQUETEBOL

No último sábado (23), aconteceu a final da ‘Copa ARB de Basquetebol’, disputada entre o time da casa, ‘Cosmópolis Blue ...

Doação de sangue

Aconteceu nesta sexta-feira (22), a segunda edição 2024 da ‘Campanha Municipal de Doação de Sangue’, realizada pela Prefeitura de ...

Segurança

Aconteceu na noite da quinta-feira (28), a ‘2ª Audiência do Plano Municipal de Segurança Pública’, realizada no Plenário Legislativo ...