Cosmópolis recebe Certificado de Qualificação do Programa Município Verde Azul
Cosmópolis recebeu, na terça-feira (23), na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Certificado de Qualificação do Programa Município Verde Azul.
A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa estimular e auxiliar as Prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.
O evento contou com a presença do Secretário Estadual, Fernando Chucre, além de representantes de vários municípios paulistas.
No caminho para conseguir a certificação plena, Cosmópolis vem realizando um trabalho integrado entre todas as secretarias municipais. Carlinhos Bandola, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), destacou a atuação das secretarias e lembrou que a busca da certificação plena exige esforços conjuntos.
Segundo Bandola, “essa é uma conquista muito importante para Cosmópolis, porque mostra que estamos no caminho certo, trabalhando na implantação de novas políticas para a proteção dos nossos recursos naturais”.
O Programa Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).
Para a avaliação dos municípios, que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, município sustentável, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.
Para cada conduta, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, Cosmópolis obteve 52,47 pontos, ficando na posição 161. Neste ciclo, a cidade obteve 67,62 pontos, subindo 42 posições e, atualmente, ocupa a posição 119 no Ranking Ambiental Paulista.