Cosmópolis recebe Certificado de Qualificação do Programa Município Verde Azul

Cosmópolis recebe Certificado de Qualificação do Programa Município Verde Azul

Cosmópolis recebeu, na terça-feira (23), na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Certificado de Qualificação do Programa Município Verde Azul.

A iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa estimular e auxiliar as Prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual, Fernando Chucre, além de representantes de vários municípios paulistas.

No caminho para conseguir a certificação plena, Cosmópolis vem realizando um trabalho integrado entre todas as secretarias municipais. Carlinhos Bandola, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), destacou a atuação das secretarias e lembrou que a busca da certificação plena exige esforços conjuntos.

Segundo Bandola, “essa é uma conquista muito importante para Cosmópolis, porque mostra que estamos no caminho certo, trabalhando na implantação de novas políticas para a proteção dos nossos recursos naturais”.

O Programa Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Para a avaliação dos municípios, que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, município sustentável, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.

Para cada conduta, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, Cosmópolis obteve 52,47 pontos, ficando na posição 161. Neste ciclo, a cidade obteve 67,62 pontos, subindo 42 posições e, atualmente, ocupa a posição 119 no Ranking Ambiental Paulista.

Turismo e música

Aconteceu na manhã do domingo (07), uma caminhada especial com os alunos da ‘Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos’, conhecida ...

Treinamentos

A FOPE Brasil, Força Pré-militar Brasileira, realizou na quarta-feira (03), treinamentos com alunos da Rede Municipal de Ensino, ministrando ...

Juntos contra a Dengue

Atenção: os moradores devem deixar portas e janelas abertas, protegendo animais e alimentos. É importante permanecer dentro de casa, para ...

SEMIFINAL

Na manhã de domingo (07), aconteceu a semifinal da 5° Copa Rosamélia de Futebol Society, disputada no campo da Comunidade Rosamélia. As ...

Nova Secretária de Educação

Nesta segunda-feira (01), o Prefeito Junior Felisbino oficializou a nomeação da nova Secretária Municipal de Educação, a pedagoga Isabel ...