Departamento de Trânsito cria projeto para converter autuações em advertências
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, lançou o projeto piloto do programa que converte autuações de infrações de natureza leve (3 pontos) ou média (4 pontos) em advertências.
O motorista que foi autuado nestas categorias e não cometeu o mesmo tipo de infração nos últimos 12 meses poderá comparecer até o Setor de Trânsito de Cosmópolis, preencher o requerimento, levar cópias simples da notificação de autuação, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Certificado de Licenciamento Anual do veículo autuado e o Prontuário do Condutor – documento que pode ser retirado no site do Detran.
Após a apresentação destes documentos o motorista que cometeu a infração deverá assistir uma palestra de aproximadamente 2 horas, para então a autuação ser substituída pela advertência. A participação na palestra não é obrigatória, mas a conversão das punições está condicionada ao comparecimento do infrator. Portanto, caso o condutor não compareça, a conversão não será realizada.
A palestra será dinâmica, com apresentação de vídeos e dicas relevantes para a segurança viária. É importante destacar que a troca é possível somente para as notificações de autuação. No caso das notificações de imposição de penalidade – popularmente conhecidas como multas – não é cabível.
Em caso de dúvidas os motoristas devem ligar no Setor de Trânsito da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, no telefone 3872-2363.