‘Dia de Combate ao Fumo’ une pacientes em busca de uma vida saudável e livre do tabagismo
Em conscientização ao ‘Dia de Combate ao Fumo’, instituído nacionalmente no dia 29 de agosto, aconteceu uma confraternização entre os pacientes em reabilitação contra a dependência ao tabagismo, atendidos pelas unidades municipais de saúde.
O evento aconteceu na sala de reuniões da ‘Unidade Básica de Saúde Jardim De Faveri’, localizada na Avenida Ester, Jardim das Palmeiras. As reuniões para o tratamento contra o tabagismo, efetuadas gratuitamente aos pacientes, acontecem todas às terças-feiras nas unidades municipais.
A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza gratuitamente o ‘Programa Pare de Fumar’, oferecido através da Atenção Básica.
Em quatro unidades municipais, a ‘PSF Andorinhas’, ‘PSF Vila Cosmos’, ‘UBS Jd De Faveri’ e ‘PSF Tide’, é oferecido gratuitamente os atendimentos médicos e grupos de apoio do ‘Programa Pare de Fumar’.
As unidades oferecem tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar por meio de medicamentos, como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso.
Todos os medicamentos são fornecidos gratuitamente, e quando necessário a pessoa é atendida por equipe multidisciplinar (Psicóloga e Nutricionista).
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de parar de fumar, realçando sobre os surgimentos de enfermidades causadas pelo tabagismo, pelo menos 50 doenças como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão no País e é um fator de risco significativo para AVC e ataques cardíacos.
‘Programe Pare de Fumar’
Informações sobre o ‘Programa Pare de Fumar’ podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Antônio Carlos Nogueira, nº 1174, Bela Vista, ou pelo telefone 3872-3149.