Mutirão contra a Dengue é intensificado no Cemitério da Saudade
A Prefeitura de Cosmópolis, através da ‘Unidade Vigilância de Zoonoses e Ambiental’, intensificou as inspeções contra a proliferação do Aedes Aegypti no ‘Cemitério da Saudade’
O mutirão contra a dengue é realizado pela equipe de Agentes de Combate de Endemias, com apoio das secretarias municipais de Saúde e Serviços Públicos, atendendo ao Cemitério e imediações como área estratégica nos combates contra o mosquito.
As ações acontecem quinzenalmente no Cemitério, sendo intensificadas devido ao período de maior proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.
As equipes realizaram as inspeções em vasos e adornos tumulares, velários, entre outros possíveis criadouros do mosquito, efetivando meios para impedir o acúmulo de água nos objetos.
A zeladoria municipal concretizou os serviços de roçagem e cortes dos matos, recolhimentos de entulhos sólidos, restos de obras e detritos orgânicos.
A Unidade Vigilância Ambiental e Zoonose alerta às famílias para providenciarem buracos fixos nos vasos tumulares, importantes para as saídas de água, impedindo acúmulos gerados com as chuvas, e também colocar areia nos fundos dos recipientes. Essas, são importantes ações e extremamente necessárias para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A água parada é o principal criadouro do Aedes Aegypti, responsável pela formação dos ovos e proliferação das doenças geradas pelos mosquitos.
Uma opção, é a instalação de jardins permanentes nas sepulturas, utilizando os plantios de flores naturais e folhagens ornamentais, assim como utilizar arranjos florais de plástico, os quais evitam as gerações de criação do mosquito.
A conscientização das famílias é muito importante para o combate à dengue e ao mosquito Aedes Aegypti, ficando sempre em alerta com os cuidados nas sepulturas.
O Cemitério é considerado um dos locais com maior proliferação do mosquito, principalmente nos períodos das datas populares e religiosas de visitas, como o ‘Dia das Mães’, Finados e dia dos Pais.
Além do Cemitério Municipal, é essencial que se inicie o combate à dengue dentro de casa, eliminando recipientes com água parada, descartando pneus velhos, limpando com frequência e mantendo caixas d’água tampadas, assim como nos quintais.