Saúde

Mutirão contra a Dengue é intensificado no Cemitério da Saudade

Mutirão contra a Dengue é intensificado no Cemitério da Saudade

A Prefeitura de Cosmópolis, através da ‘Unidade Vigilância de Zoonoses e Ambiental’, intensificou as inspeções contra a proliferação do Aedes Aegypti no ‘Cemitério da Saudade’

O mutirão contra a dengue é realizado pela equipe de Agentes de Combate de Endemias, com apoio das secretarias municipais de Saúde e Serviços Públicos, atendendo ao Cemitério e imediações como área estratégica nos combates contra o mosquito.

As ações acontecem quinzenalmente no Cemitério, sendo intensificadas devido ao período de maior proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.

As equipes realizaram as inspeções em vasos e adornos tumulares, velários, entre outros possíveis criadouros do mosquito, efetivando meios para impedir o acúmulo de água nos objetos.

A zeladoria municipal concretizou os serviços de roçagem e cortes dos matos, recolhimentos de entulhos sólidos, restos de obras e detritos orgânicos.

A Unidade Vigilância Ambiental e Zoonose alerta às famílias para providenciarem buracos fixos nos vasos tumulares, importantes para as saídas de água, impedindo acúmulos gerados com as chuvas, e também colocar areia nos fundos dos recipientes. Essas, são importantes ações e extremamente necessárias para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A água parada é o principal criadouro do Aedes Aegypti, responsável pela formação dos ovos e proliferação das doenças geradas pelos mosquitos.

Uma opção, é a instalação de jardins permanentes nas sepulturas, utilizando os plantios de flores naturais e folhagens ornamentais, assim como utilizar arranjos florais de plástico, os quais evitam as gerações de criação do mosquito.

A conscientização das famílias é muito importante para o combate à dengue e ao mosquito Aedes Aegypti, ficando sempre em alerta com os cuidados nas sepulturas.

O Cemitério é considerado um dos locais com maior proliferação do mosquito, principalmente nos períodos das datas populares e religiosas de visitas, como o ‘Dia das Mães’, Finados e dia dos Pais.

Além do Cemitério Municipal, é essencial que se inicie o combate à dengue dentro de casa, eliminando recipientes com água parada, descartando pneus velhos, limpando com frequência e mantendo caixas d’água tampadas, assim como nos quintais.

 

Saúde da mulher

Dando sequência aos eventos especiais de conscientização e prevenção feminina, celebrando o Mês Internacional da Mulher e Março Lilás, ...

Doação de sangue

Aconteceu nesta sexta-feira (22), a segunda edição 2024 da ‘Campanha Municipal de Doação de Sangue’, realizada pela Prefeitura de ...

Festival na Cosmo

Fim de semana de muita animação e boa comida na ‘Praça Prefeito Oswaldo Heitor Nallin’, com o ‘ 2º Festival Gastro Musical e Cultural ...

Esportes

Aconteceu no domingo (25), o inicio dos jogos da ‘5‘º Copa Rosamélia de Futebol Society’, organizados com o apoio da Prefeitura de ...

Entrega de escrituras

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Cosmópolis oficializou as entregas de 54 títulos de matrícula de escritura, beneficiando moradores ...