Saúde

Pesquisa coordenada pelo Estado e Zoonoses Municipal busca presença do mosquito palha em Cosmópolis

Pesquisa coordenada pelo Estado e Zoonoses Municipal busca presença do mosquito palha em Cosmópolis

O CCD (Centro de Controle de Doenças), órgão ligado à Secretaria de Saúde do Governo Estadual, vai distribuir 10 armadilhas para insetos em algumas regiões da cidade, com o objetivo de saber se Cosmópolis possui o mosquito palha, vetor da Lutzomya Visceral Americana (LVA).

As ações de pesquisas têm o apoio da Equipe de Controle de Vetores da Unidade de Vigilância de Zoonoses Municipal.

As armadilhas funcionam com energia elétrica e possuem iluminação, atraindo os insetos, que ficam presos ao se aproximarem, operando por uma noite, após o anoitecer.
Na manhã seguinte, a equipe responsável vai até o local para retirar os mosquitos, conferindo se há presença de Lutzoyia longipalpis (também conhecido como ‘flebótomo’ ou ‘mosquito palha’).

O mosquito palha tem hábitos noturnos, e se existir a espécie na área urbana as armadilhas indicarão a presença deste vetor.

Atualmente, não existe nenhuma identificação do vetor em Cosmópolis, e o trabalho que será realizado pretende constatar essa informação.

A instalação das armadilhas será efetivada em algumas residências, principalmente naquelas onde existem amplos quintais sombreados, ricos em matéria orgânica em decomposição, como folhas e frutos, e também com animais domésticos.

Os flebótomos vetores da LVA vivem em ambientes de solo sombreado e úmido, diferente do mosquito da dengue, que se reproduz em água parada. Na área urbana, o cão é o principal reservatório da leishmaniose visceral.

O mosquito palha transmite a doença ao homem somente após picar o animal contaminado.

Cosmópolis no BMX mineiro

Aconteceu no sábado (25) e domingo (26), a ‘2ª etapa do Campeonato Mineiro de BMX 2024’, sediado na cidade de Varginha (MG), com as ...

Doação de sangue

A Campanha Municipal de Doação de Sangue, realizada na manhã desta sexta-feira (24), reuniu a participação de 75 candidatos cosmopolenses. ...

Feirinha de artes e sabores

O domingo (09), foi de muita animação, cultura, gastronomia, exposições e divertimento para todas as idades, marcando mais uma edição da ...

Aniversariantes do Clube da Terceira Idade

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio do Fundo Social de Solidariedade Municipal, realizou na tarde da terça-feira (11), uma confraternização ...