Cosmópolis terá 98% do esgoto tratado até o final do próximo ano

Cosmópolis terá 98% do esgoto tratado até o final do próximo ano

O investimento dessa etapa das obras ficou em torno de 1,4 milhão de reais

Para garantir o tratamento de 98% do esgoto da cidade até o final do próximo ano, a Prefeitura Municipal de Cosmópolis retomou e finalizou as obras do emissário tronco que estavam paradas e, em seguida, iniciou as obras da estação elevatória, responsável por fazer o bombeamento dos resíduos até a estação de tratamento de esgoto (ETE).

Os recursos para as obras vieram de convênio entre a prefeitura e o Comitê de Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e contou ainda com recursos próprios do município.

Em visita ao canteiro de obras da estação elevatória (foto), o prefeito José Pivatto disse que, além da estação, ainda faltam outras etapas complementares que precisam ser executadas para que a ETE seja inaugurada. Ao avaliar o andamento das obras, o prefeito disse ainda que tudo está dentro do planejado pelo executivo cosmopolense.

“Apesar da crise financeira e consequente falta de recursos que atinge a maioria dos municípios brasileiros, Cosmópolis tem conseguido honrar os seus compromissos. E a Estação de Tratamento de Esgoto é uma grande realização para todos nós”, comemora o prefeito.

A ETE foi construída com recursos provenientes de um convênio assinado em dezembro de 2008 pelo prefeito José Pivatto e a Petrobrás, no valor de R$ 13.500.000,00 (Treze milhões e quinhentos mil reais). As obras em andamento e as já finalizadas são imprescindíveis para que a ETE entre em funcionamento.

As estações elevatórias, também conhecidas como unidades de bombeamento, existem para bombear o esgoto doméstico até a ETE. A estação também cumpre importante papel na retirada de parte dos resíduos sólidos que chegam da rede de esgoto doméstica, funcionando como uma espécie de filtro.

A partir daí, o material coletado segue até a estação de tratamento. Entre as redes domésticas e a ETE a força da gravidade é grande aliada. Mas, em alguns momentos é necessário que haja o bombeamento dos resíduos.

Share this post