Tag - DAE

A Secretaria de Saneamento Básico informa manutenção preventiva

O DAE (Departamento de água e Esgoto) através da Secretaria de Saneamento Básico vem informar a população que devido à realização de manutenção preventiva na cabine primária da Estação de Tratamento de Água , ocorrerá interrupção no abastecimento de água em todo Município.
A interrupção ocorrerá no dia 11 de Agosto de 2020 no período das 08:00 ás 18:00 horas.
Economize água!
Read more...

INTERRUPÇÃO PROGRAMADA NO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Secretaria de Saneamento Básico – DAE Cosmópolis, vem informar que nesta quarta-feira, dia 11/03 ocorrerá interrupção no sistema de abastecimento de água em todo município, com duração de até 5 horas e normalização em até 8 horas. Será instalado na ETA (Estação de Tratamento de Água) um novo medidor de vazão utilizado na captação de água bruta, uma exigência do Órgão Regulador DAEE para emissão de liberação de captação. Horário da interrupção: 7 hs
Read more...

Comunicado DAE

Secretaria de Saneamento Básico - DAE Cosmópolis informa:

Interrupção emergencial - Rompimento da Dutora
Data: hoje (02/10/19)
Horário da Interrupção: 9h30
Motivo: manutenção na rede da Rua Monte Castelo esquina com Rua 25 de dezembro'
Bairros Afetados: Jardim de Fáveri e Cosmopolita
Previsão de retorno:12h00
Informações ao usuário: 3812-8011 ou 3812-5021
Read more...

Comunicado DAE

            Venho por meio desta, pedir a gentileza de informar a população sobre a falta de água em alguns bairros da cidade.

            A Estação de Tratamento de Água (ETA) está entrando em obras para melhorias no fornecimento de água e poderá haver momentos em que terá que ser paralisado o abastecimento da cidade para aperfeiçoamento do serviço. O prazo para concluir a obra é de 60 (sessenta) à 90 (noventa) dias.

            Está sendo realizado a troca das colmeias do decantador maior, remoção e troca de material filtrante de um dos filtros, impermeabilização interna, troca das crepinas e conjunto de válvulas. Pedimos a compreensão da população.

Sem mais subscrevo

Sílvio Luiz Baccarin

Secretário de Saneamento Básico

 
Read more...

Cosmópolis terá 98% do esgoto tratado até o final do próximo ano

O investimento dessa etapa das obras ficou em torno de 1,4 milhão de reais

Para garantir o tratamento de 98% do esgoto da cidade até o final do próximo ano, a Prefeitura Municipal de Cosmópolis retomou e finalizou as obras do emissário tronco que estavam paradas e, em seguida, iniciou as obras da estação elevatória, responsável por fazer o bombeamento dos resíduos até a estação de tratamento de esgoto (ETE).

Os recursos para as obras vieram de convênio entre a prefeitura e o Comitê de Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e contou ainda com recursos próprios do município.

Em visita ao canteiro de obras da estação elevatória (foto), o prefeito José Pivatto disse que, além da estação, ainda faltam outras etapas complementares que precisam ser executadas para que a ETE seja inaugurada. Ao avaliar o andamento das obras, o prefeito disse ainda que tudo está dentro do planejado pelo executivo cosmopolense.

"Apesar da crise financeira e consequente falta de recursos que atinge a maioria dos municípios brasileiros, Cosmópolis tem conseguido honrar os seus compromissos. E a Estação de Tratamento de Esgoto é uma grande realização para todos nós", comemora o prefeito.

A ETE foi construída com recursos provenientes de um convênio assinado em dezembro de 2008 pelo prefeito José Pivatto e a Petrobrás, no valor de R$ 13.500.000,00 (Treze milhões e quinhentos mil reais). As obras em andamento e as já finalizadas são imprescindíveis para que a ETE entre em funcionamento.

As estações elevatórias, também conhecidas como unidades de bombeamento, existem para bombear o esgoto doméstico até a ETE. A estação também cumpre importante papel na retirada de parte dos resíduos sólidos que chegam da rede de esgoto doméstica, funcionando como uma espécie de filtro.

A partir daí, o material coletado segue até a estação de tratamento. Entre as redes domésticas e a ETE a força da gravidade é grande aliada. Mas, em alguns momentos é necessário que haja o bombeamento dos resíduos.

Read more...