Tag - bolsa-familia

NOVA ROTINA DE ATENDIMENTO DO CADASTRO ÚNICO

A Secretaria de Promoção Social e Ação Comunitária considerando a Portaria nº 54 de 01/04/2020, do Ministério da Cidadania, que orienta sobre assegurar a continuidade da oferta de serviços voltados ao atendimento da população mais vulnerável e em risco social, observando-se medidas e condições que garantam a segurança e a saúde dos usuários e profissionais do SUAS no sentido de  minimizar riscos quando necessário o atendimento presencial, evitando aglomerações nos equipamentos socioassistenciais, além de apoiar o isolamento social, informa que o Atendimento do Cadastro Único será feito por agendamento prévio, por telefone nas unidades dos CRAS. O agendamento será feito de forma espaçada para evitar aglomerações. A Gestão do Programa Bolsa Família informa, que as famílias cujo o vencimento do recadastro entre de 20 de março de 2020 até 30 de junho de 2020, devem ficar tranquilas pois não terão nenhum prejuízo em relação ao benefício. Informa ainda que de acordo com o Ministério da Cidadania, nenhum novo cadastro será considerado para recebimento do Auxílio Emergencial, ou cestas básicas exclusivas do Governo do Estado, pois a base utilizado foi de 20/03/2020. Informamos que não há por parte do Governo Federal previsão de inclusão de novas famílias no programa, ou seja, realizar o cadastro não garantirá automaticamente o recebimento de qualquer tipo de benefício. As famílias que tiveram aumento de integrantes, quer por nascimento ou mudança, serão atendidas prioritariamente, assim como gestantes, deficientes e idosos que realmente necessitarem de alterações ou inclusões no Cadastro Único. Para quaisquer dúvidas, entrem em contato com o CRAS de sua região ( CRAS Novo Cosmópolis Tel. 3812-3867, CRAS Andorinhas 3812-3856 e CRAS VILA DAMIANO 3812-5245) , ou pelo telefone da gestão do programa, pelo whatssap 3872-1076.
Read more...

Acompanhamento municipal dos beneficiários do Bolsa Família na Saúde bate recorde histórico

No último semestre de 2019 o acompanhamento municipal dos beneficiários do Bolsa Família com perfil saúde atingiu 85,32% (dados do DECON/SENARC) das famílias inseridas nessa categoria do programa. O resultado foi o melhor já registrado desde 2006, ano em que se iniciou o acompanhamento de Saúde no programa. Para a Gestora do Programa Bolsa Família, os números mostram que a Prefeitura Municipal de Cosmópolis está conseguindo acompanhar cada vez mais famílias e, assim, oferecer mais acesso à saúde: “Esse índice nunca antes alcançado pelo município é resultado de uma ação conjunta entre a gestão do Programa Bolsa Família e a coordenação do Bolsa Família na Saúde. Houve muito empenho de todos os profissionais envolvidos nas Secretarias de Saúde e de Promoção Social.  De acordo com o Secretário de Saúde, Silvio Luiz Baccarin: "Quando as famílias procuram as unidades de saúde para cumprir a condicionalidade, elas acabam acessando os serviços de vacinação, acompanhamento nutricional, pré-natal, e também serviços de saúde direcionados a outros membros da família, ampliando-se o acesso à saúde não só para os beneficiários que estão sendo acompanhados, mas para toda a família”, disse Baccarin.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda diretamente às famílias pobres, que vincula o recebimento do auxílio financeiro ao cumprimento de compromissos – as condicionalidades – nas áreas de Saúde e Educação, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos.
Read more...

Prefeitura de Cosmópolis inaugura mais um CRAS na cidade

O novo Cras será o maior da cidade, com capacidade para atendimento de cerca de 43 bairros

O Centro de Referência de Assistência Social III (CRAS) foi inaugurado nesta sexta(17) e vai funcionar na Rua Francisco Cesário de Azevedo, 533, Vila Damiano. O prefeito José Pivatto ressaltou a importância dos Programas Sociais geridos pela Secretaria de Promoção Social, que geram recursos e faz a economia local se movimentar: “As pessoas, às vezes não tem a dimensão exata da importância desse trabalho do CRAS para o município”, disse. Para o Secretário de Promoção Social, Maurício Jorge, a inauguração vai além de abrir as portas para um atendimento social; se traduz, segundo ele, “no avanço da nossa política do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. Estamos descentralizando o atendimento, que passará a ser feito somente nos Centros de Referência. Tudo isso vai melhorar o atendimento para a população de Cosmópolis”, disse Maurício. O Secretário aproveitou para informar que a Secretaria de Promoção Social está funcionando em novo endereço, na Rua Monte Castelo, 63, Bosque. O CRASS III, da Vila Damiano será o maior do município em volume de atendimento. Foi instalado em um ambiente acolhedor e moderno para que os beneficiários possam ser melhor atendidos, dentro das bases e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O atendimento feito pelo CRAS é para famílias inseridas e encaminhadas aos programas sociais e serviços como o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O evento de inauguração contou com a presença de vários secretários do município, do vice-prefeito Sergio Luiz Baccarin, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucia Pivatto, de convidados e da representante do Governo do Estado, Sra. Elaine Ap. Empke (Diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social - DRADS).
Read more...